Aquarelas... Emoções transparentes!

 

“Pesquisando cores e formas... Em traços sutis e um tanto delicado, a artista expõe explicitamente seus sentimentos, assim como as cores permitidas pelas aquarelas... transparentes! A arte vem de sua genética, mas a paixão pela arte vem do seu olhar meticuloso... atento às cores e formas que compõem o meio em que vive... Um olhar um tanto atraente, o qual podemos observar através de suas telas... o olhar de Norma Baptista.”
Nascida em Porto Alegre, a artista Norma Maria Baptista Gomes, 60, filha caçula de uma prole de quatro irmãs muito mais velhas, mal podia premeditar que parte de sua infância iria influenciar sua vida como artista. Claro que a genética teve uma grande contribuição: sua avó exibia talento em telas, herança genética também herdada por suas irmãs. Quando ainda tinha seus poucos seis anos, uma de suas irmãs cursava a escola de Belas Artes. Todos os dias, ela levava Norminha, como é carinhosamente chamada pelos amigos, para a escola pré-primaria, porém a pequena menina preferia acompanhar sua irmã no curso de Belas Artes, onde desenhava e ouvia atenta as aulas para adultos...
Já adulta, o destino lhe reservou outros interesses. Assim, ela se formou em Biologia (botânica) concluindo sua graduação na França, onde morou por dois anos. Nas horas vagas, visitava os museus e tudo que se referia à arte. Voltou para o Brasil e trabalhou durante vinte e cinco anos no departamento de Museologia da USP (Universidade São Paulo), onde sua especialização foi répteis. Seu trabalho um tanto meticuloso requeria uma atenção altamente especializada: ela dissecava os animais e desenhava passo a passo à mão livre, detalhadamente, cada nervo; estes tornaram-se documentos de estudos. Em 97, ocasionalmente, conheceu a cidade pela qual seus olhos se apaixonaram imediatamente... Na praia do Itaguá, enquanto esperava por um amigo, o colorido da vista da baía de Ubatuba descortinava-se sobre o seu coração, cores tão intensas e decisivas... a terra que decidiria ali que iria tomar por sua.
As transparências das aquarelas do curso que vinha fazendo na grande São Paulo, após sua aposentadoria, pareciam agora ter sentido... quase tão intenso, ingênuo e feliz quanto aos dias em que matava as aulas do pré-primário para ir ao curso de Belas Artes com sua irmã. Em apenas alguns meses, mesmo sem conhecer ninguém em Ubatuba, comprou um terreno no Itaguá, construiu sua casa e mudou-se definitivamente para a cidade que inspira a sua arte!
O mundo para Norma tem um colorido transparente e embriagante e a cidade de Ubatuba para ela é uma aquarela em mutação regida por artistas divinos... Através dos olhos e talento da artista, podemos enxergar este mundo em suas telas, onde ela cria e recria formas e suaves cores e, como todo bom cientista, sempre está a fazer experimentos; desta vez, com a liberdade da alma... Assim ousa em misturas de técnicas de colagens e aquarelas, experencia imagens, mesmo aquelas que sua máquina fotográfica não capta, mas as projetadas por seus instintos.
Norma já realizou diversas exposições, tanto em coletivas quanto solo. No dia 19 de outubro, inaugurou seu ateliê à Rua Monteiro Lobato, 99 - Itaguá. Lá podemos apreciar suas telas com registros de uma de suas grandes paixões, que são os barcos pesqueiros e canoas. Seu próximo passo é dar aulas em seu ateliê assim como futuramente criar novas coleções.
Quem quiser conhecer a arte de Norma é só visitá-la ou entrar em contato através do telefone: (12) 3832-6365.